Programação

2012







Abril



Dia 04 - Valéria
Dia 05-Pelourinho


Viagem ao Centro da Terra (Journey to the Center of the Earth). 

Direção: Eric Brevig. EUA, 2008. 
O filme, que traz o ator Brendan Fraser como um desacreditado cientista que embarca na aventura imaginada originalmente pelo escritor Júlio Verne, é o primeiro filme de ação totalmente filmado e projetado com a com a tecnologia 3D digitalNesta nova versão, o cientista Trevor Anderson vai para a Islândia num passeio “radical” no mesmo local onde anos antes seu irmão teria desaparecido. Acompanhado de seu sobrinho adolescente e de uma atraente guia local, eles acabam acidentalmente presos numa caverna que os leva para seis mil quilômetros abaixo da superfície da Terra. Lá encontrarão seres bizarros e uma boa dose de perigos que movimentam sua aventura


Dia 11-Faz. Grande do Retiro II
Dia 12-Pelourinho

A música segundo Tom Jobim (Tom Jobim ao Vivo). 

Direção: Nelson Pereira dos Santos e Dora Jobim. Brasil, 2012.
O extraordinário universo da música de Antonio Carlos Jobim não cabe em palavras. Foi com essa idéia em mente e a sensibilidade aguçada que o diretor Nelson Pereira dos Santos, ao lado de Dora Jobim, se dispôs a encarar o desafio de desvendar em filme a trajetória musical do grande compositor brasileiro, autor de uma obra eterna, de alcance internacional. Em A música segundo Tom Jobim, os diretores escolheram o caminho sensorial da imagem e do som para exibir o trabalho do músico considerado, ao lado de Heitor Villa-Lobos, um dos maiores expoentes de todos os tempos da música brasileira. Não há uma palavra sequer no filme. E nem é preciso. Uma sucessão de imagens de grandes intérpretes brasileiros e internacionais em performances inesquecíveis, e do próprio Tom Jobim, em diferentes momentos, alinhava a trajetória musical do "maestro soberano".


Dia 18-Sussuarana
Dia 19_Pelourinho


Conectando o Sul – O Novo Mundo (Connecting South – The New World). Gilberto Gil Doc


 Direção: Pierre-Yves Borgeaud e Emmanuel Gétaz. França /Suíça, 2012. 
Esta produção mostra o músico viajando por três países localizados ao Sul  da Linha do Equador: Brasil, África do Sul e Austrália, retrarando a conexão político-geográfica que une, ainda que fragilmente, países e povos do eixo sul do planeta.Foram  gravadas cenas no carnaval de Salvador, em terreiros de Candomblé, encontro com artistas e pensadores sul-africanos, poetas, líderes e cantores australianos. 




Dia 25-Tancredo Neves
Dia 26-Pelourinho


Quilombos da Bahia.

Direção: Antônio Olavo. Brasil, 2004. 
Filme documentário  concluído após três anos de pesquisa e trabalho de campo, e contou com o patrocínio da Petrobrás. Segundo relato do próprio diretor, ele percorreu, junto a uma equipe de seis pessoas, mais de 12 mil quilômetros, filmando em 69 comunidades negras do estado da Bahia. O objetivo do trabalho é trazer um pouco mais de informações sobre as desconhecidas comunidades remanescentes dos quilombos.



Março 


Dia 01









Chico Rei


Título: Chico Rei. Direção: Walter Lima Jr, Brasil, 1985. Em meados do século XVIII era intenso o tráfico de negros da África para o Brasil Colonial. Arrancados de suas tribos, eram amontoados em navios negreiros e mantidos aqui como mão de obra escrava. Entre eles estava Chico Rei. A lenda conta que este negro passou por inúmeros sofrimentos e que, aqui chegando, teve sempre em mente libertar seu povo das correntes da escravidão. Em Vila Rica (atual Ouro Preto) onde trabalhava, Chico Rei descobriu uma grande reserva de ouro que o permitiu comprar a carta de alforria e, tempos depois, a própria mina do Senhor endividado tornando-se o primeiro negro proprietário. Com o ouro da mina, os negros compraram sua liberdade e construiram no alto da cidade, uma igreja para a Padroeira, Santa Efigênia.






Dia 07 , em Pernambués
Dia 08, no Pelourinho


A Evolução da Humanidade – Armas, Germes e Aço



Título: A Evolução da Humanidade – Guns, Germs and Steel.
 Direção: Cassian Harrison. EUA, 2005. 
A pergunta inocente de um nativo da Papua Nova Guiné, em 1974, fez com que o escritor Jared Diamond desenvolvesse toda a teoria que permeia seu premiado livro, "Armas, Germes e Aço", sempre tentando solucionar o maior mistério da  história da humanidade - por que algumas sociedades florescem mais do que as outras? Baseado na obra vencedora do prêmio Pulitzer, este documentário em três partes da National Geographic traça a jornada dos seres humanos nos últimos 13.000 anos - desde o nascimento da agricultura, no final da Era Glacial, até a realidade da vida no século 21. Gravado em quatro continentes, "A Evolução da Humanidade - Armas, Germes e Aço" mistura gravações atuais, entrevistas com historiadores, arqueólogos e cientistas, reconstrução histórica e animação computadorizada.


Dia 14, São Tomé de Paripe
Dia 15, Pelourinho


Filme: Encontro com Milton Santos: O mundo global visto do lado de cá. 
Direção: Silvio Tendler. Brasil, 2007. 
O longa leva às telas a vida e obra do geógrafo baiano, autor do livro "Por uma outra globalização", publicado em 2000, um ano antes de sua morte. A concepção que o pensador tem sobre o processo de globalização é o que mais interessa no filme, que ganhou o prêmio do público em Brasília. Em seus melhores momentos o filme mostra a lucidez de um grande intelectual brasileiro para quem estamos caminhando rumo a aldeia global sugerida por MacLuhan, mas que também é possível que países pobres façam deste um mundo melhor para seus habitantes.



Dia 21, Tororó
Dia 22, Pelourinho




Filme: O Auto da Compadecida. 
Direção: Guel Arraes. Brasil, 2000. 
No vilarejo de Taperoá, sertão da Paraíba, João Grilo (Matheus Nachtergaele) e Chicó (Selton Mello), dois nordestinos sem eira nem beira, andam pelas ruas anunciando A Paixão de Cristo, "o filme mais arretado do mundo". A sessão é um sucesso, eles conseguem alguns trocados, mas a luta pela sobrevivência continua. João Grilo e Chicó preparam inúmeros planos para conseguir um pouco de dinheiro. Novos desafios vão surgindo, provocando mais confusões armadas pela esperteza de João Grilo, sempre em parceria com Chicó, mas a chegada da bela Rosinha (Virgínia Cavendish), filha de Antonio Moraes (Paulo Goulart), desperta a paixão de Chicó, e ciúmes do cabo Setenta (Aramis Trindade). Os planos da dupla, que envolvem o casamento entre Chicó e Rosinha e a posse de uma porca de barro recheada de dinheiro, são interrompidos pela chegada do cangaceiro Severino (marco Nanini) e a morte de João Grilo. Todos os mortos reencontram-se no Juízo Final, onde serão julgados no Tribunal das Almas por um Jesus negro (Maurício Gonçalves) e pelo diabo (Luís Melo). O destino de cada um deles será decidido pela aparição de Nossa Senhora, a Compadecida (Fernanda Montenegro) e traz um final surpreendente, principalmente para João Grilo.


Dia 28, Vila Canária
Dia 29, Pelourinho

Título: Tá dando onda (Surfs Up). 
Direção: Ash Brannon, Chris Buck. EUA, 2007. 
 Este é um filme de animação que vai para os bastidores do mundo competitivo do surfe dos  pingüins. O filme mostra Cody Maverick, um surfista novato e promissor que ingressa em sua primeira competição profissional. Inspirado por seu herói, o legendário surfista chamado Big Z, Cody deixa sua família e sua cidade, Shiverpool,  na Antártica para viajar para a Ilha Pen-Gu para o Big Z Memorial Surf Off. Cody acredita que vencendo, vai ganhar admiração e respeito que ele tanto deseja. Mas inesperadamente, ele se encontra frente a frente com um velho surfista chamado O Grego e começa a entender que o grande campeão nem sempre é o que chega em primeiro lugar.




Fevereiro


Dia 01 (Paripe)
Dia 02 (Pelourinho)





Célia, a Rainha 


Título: Celia, a Rainha (Celia, The Queen - EUA, 2008). Direção: Joe Cardona e Mario de Verona. "Azúcar!", brada Celia Cruz (1923 - 2003), evocando seu grito de guerra na primeira imagem do documentário. A cantora cubana apaixonou fãs em todo o mundo com sua voz poderosa, como ícone contra o racismo e o sexismo, e modelo de estilo e comportamento. O filme investiga as diversas facetas da diva através das opiniões de quem foi tocado por ela. O documentário também reconta a história da cantora, que foi para os Estados Unidos em 1960 para fugir do regime de Fidel Castro e nunca mais pôde retornar à sua terra, e mostra o que de fato encantou tanta gente através de imagens de arquivo.



Dia 08 (Garcia)
Dia 09 (Pelourinho)


O Fim da Terra








Dia 29 (Sete deAbril) e 01 de Março (Pelourinho)









Chico Rei


Título: Chico Rei. Direção: Walter Lima Jr, Brasil, 1985. Em meados do século XVIII era intenso o tráfico de negros da África para o Brasil Colonial. Arrancados de suas tribos, eram amontoados em navios negreiros e mantidos aqui como mão de obra escrava. Entre eles estava Chico Rei. A lenda conta que este negro passou por inúmeros sofrimentos e que, aqui chegando, teve sempre em mente libertar seu povo das correntes da escravidão. Em Vila Rica (atual Ouro Preto) onde trabalhava, Chico Rei descobriu uma grande reserva de ouro que o permitiu comprar a carta de alforria e, tempos depois, a própria mina do Senhor endividado tornando-se o primeiro negro proprietário. Com o ouro da mina, os negros compraram sua liberdade e construiram no alto da cidade, uma igreja para a Padroeira, Santa Efigênia.








2011 

Toda Quinta-feira às 18 horas
Acompanhe os dias, filmes e locais das exibições:

Outubro

Dia 06 - Diamante Negro - Centro Histórico (Escadaria do Passo);

Dia 13-  Grande Feira - Pernambués;

Dia 20 - Samba Riachão - Centro Histórico (Escadaria do Passo);

Dia 27 - Caramurú - Tancredo Neves;


Novembro

Dia 03 - Mandinga em Manrattan - Mata Escura

Dia 10 - 10 Centavos - Centro Histórico (Escadaria do Passo);

Dia 17 - Bolivia Guerra do Gaz - Periperi;

Dia 24 - Bahia de Todos os Santos - Centro Histórico (Escadaria do Passo);


Dezembro


Dia 01 - Uma gota de sangue em cada poema - Nordeste de Amaralina



Nenhum comentário:

Postar um comentário